Pesquisa Datafolha no Recife: João Campos tem 78% dos votos válidos; Gilson Machado aparece com 11%
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira aponta o atual prefeito do Recife, João Campos (PSB), com 78% dos votos válidos restando três dias para o primeiro turno. O desempenho atual seria suficiente para reeleger Campos já no próximo domingo. O candidato bolsonarista Gilson Machado (PL) aparece com 11% no mesmo recorte.
O cálculo de votos válidos desconsidera os eleitores que votam em branco, nulo ou os indecisos, mesma metodologia usada pela Justiça Eleitoral para apresentar o resultado das eleições.
No recorte por votos totais, que considera todas as posições dos eleitores, Campos aparece com 74%, enquanto Machado tem 10%. No levantamento anterior do Datafolha, divulgado há duas semanas, o atual prefeito tinha 76%, e o bolsonarista 9%. A margem de erro é de 3 pontos.
A vantagem de Campos oscilou negativamente, mas não é possível falar em queda, já que a variação está dentro da margem de erro.
Daniel Coelho (PSD) aparece em terceiro, com 5% dos votos válidos. Ele empata com Gilson Machado no limite da margem de erro.
Dani Portela (PSOL) aparece com 4% dos votos válidos, enquanto Técio Teles (Novo) e Ludmila Outtes (UP) têm 1% cada.
Quando se consideram as intenções de voto totais, o percentual de entrevistados que disseram não saber em quem vão votar é de 12%, 10 pontos a menos do que o Datafolha captou no início de setembro. Já os que afirmam votar em branco ou nulo somam 4%.
Além de liderar a pesquisa, o atual prefeito, João Campos, é o candidato que aparece com menor rejeição neste levantamento: 9% dizem que não votariam nele de jeito nenhum. Já o candidato do PL, Gilson Machado, é rejeitado por 47%, de acordo com o Datafolha, o maior índice da pesquisa.
(Fonte: O Globo)
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.