Prefeitura de Casinhas realiza excursão com grupo de idosos em pontos turísticos de Campina Grande
SÃO JOÃO 2017 ///
A Prefeitura de Casinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (21) um passeio com os grupos da Melhor Idade dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Urbano e do Montado pelos principais pontos turísticos da cidade de Campina Grande, na Paraíba. Em companhia da secretária Ediluce Leal, da técnica de enfermagem Cláudia Roberta e de algumas orientadoras do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), os idosos visitaram o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), também conhecido como “Museu dos Três Pandeiros”, localizado às margens do Açude Velho, sendo a última edificação contemporânea finalizada assinada em vida pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Mas não ficou só por aí: como todos sabem, Campina Grande disputa com Caruaru, aqui em Pernambuco, o título de sede do “Maior São João do Mundo” e, neste momento, a cidade está completamente tomada pelo clima de festividade junina. E os grupos de idosos casinhenses também tiveram a oportunidade de conhecer bem de perto o famoso Sítio São João, localizado no bairro do Catolé. Idealizado pelo dramaturgo João Dantas, o local atrai uma multidão de turistas durante as festividades juninas de Campina Grande.
O Sítio São João é uma montagem cenográfica que relembra um vilarejo rural do século XIX e oferece atrações musicais e pratos típicos, além de explorar a vida do homem sertanejo remontando os lugares que antigamente existiam e faziam parte da cultura nordestina. São espaços como capela com imagens dos santos juninos, engenho, casa de farinha, roçado de milho, casa de taipa, bodega, tipografia e difusora. “Foi um momento de muita alegria e encanto para todos eles. Alguns não resistiram e até caíram no forró. Foi tão bom que, ao final, todos fizeram questão de deixar registrado um agradecimento especial ao prefeito João Camêlo pelo presente de São João”, conta a secretária Ediluce Leal.
Fundador do 1° jornal de Casinhas, o extinto “Casinhas Hoje”; correspondente há 20 anos do jornal Correio do Agreste, de Surubim; e editor há 7 anos do 1° blog de notícias da cidade, o Mais Casinhas. O comunicador pioneiro também foi realizador do 1° filme rodado no lugar, “Passarelas, Uma História de Carnaval”, selecionado pelo “Revelando os Brasis”. E é um dos coordenadores do Núcleo Agreste Setentrional da Associação dos Blogueiros de PE.