Prefeitura de Surubim cria o projeto AcesseVia para beneficiar cadeirantes

Foto: Prefeitura Municipal de Surubim/Divulgação

Foto: Prefeitura Municipal de Surubim/Divulgação

(fonte: Prefeitura Municipal de Surubim)
.
A prefeitura de Surubim criou nesta quinta-feira (27) o projeto AcesseVia. O projeto tem como objetivo principal implantar ações, medidas e planos de acessibilidade em vias de acesso, além de tornar os órgãos públicos acessíveis para cadeirantes e pessoas com deficiência motora, em respeito aos direitos de ir e vir de todos os cidadãos. A implantação do AcesseVia deve beneficiar, ainda, pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual com sinalização e outros recursos de acordo com cada demanda específica.
.
A iniciativa foi amplamente defendida pela prefeita de Surubim. “Não podemos imaginar uma sociedade de iguais sem a inclusão de todos. Incluir os cadeirantes e outras pessoas com deficiência nas realizações da gestão é uma questão honra e justiça. Vamos tomar a iniciativa e estimular outras instituições a fazerem o mesmo”, destacou Ana Célia. O projeto contou com a adesão do vereador Fabrício Brito (PSB). Ele anunciou que já no primeiro dia do retorno dos trabalhos legislativos vai dar entrada em um projeto de lei solicitando a instalação de um camarote da acessibilidade durante os eventos de grande porte em Surubim, como o carnaval. “Já apresentamos projeto similar em outra legislatura e vamos reapresentá-lo para garantir a inclusão dos que têm algum tipo de deficiência nos eventos promovidos na cidade”, afirmou o parlamentar.
.
A prefeitura já apontava para a decisão de tornar realidade o projeto, quando implantou em caráter experimental, rampas móveis de acesso e sinalização específica para cadeirantes durante a Festa de São Sebastião. Na ocasião, a iniciativa da Diretoria de Turismo e Eventos, contou com o apoio da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e secretaria de Saúde, tendo sido muito elogiada por tratar-se de uma iniciativa inédita. Naquele momento, a prefeitura anunciou que a ação tinha o objetivo de virar modelo para a implementação de um amplo programa de acessibilidade em toda a cidade. A ação modelo foi o pontapé inicial para a prefeitura de Surubim realizar um levantamento em toda a cidade com o objetivo de facilitar o acesso dos cadeirantes com rampas fixas a todos os locais, rebaixamento de calçadas, bem como implantar políticas de respeito e melhoria das condições de locomoção às pessoas com deficiência.
.
O planejamento e implantação do projeto AcesseVia em toda a cidade vai ficar a cargo da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, secretaria de Infraestrutura e Controle Urbano e secretaria de Saúde. A prefeitura anunciou, ainda, que a fiscalização com relação ao respeito e preservação às medidas implantadas pelo projeto AcesseVia na cidade vai ficar a cargo dos agentes de trânsito, cabendo as punições previstas no Código Nacional de Trânsito.

Notícias Recentes