Professora de Pernambuco cria método, testa na prova e tira 1000 na redação do Enem
A professora de redação e linguagens Lílian Carvalho foi uma das duas participantes de Pernambuco que tirou a nota 1000 na redação do Enem, cujos resultados foram divulgados na terça-feira (16).
Ela, que é do Recife, mas atualmente mora em Carpina, na Zona da Mata Norte do Estado, criou o método batizado de “redação autoexplicativa” e diz ter comprovado a eficácia ao tirar a nota máxima na prova, que teve como tema no ano passado “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Em Pernambuco, dois participantes alcançaram 1000 na redação — além de Lílian, o estudante Igor Kleyverson da Silva, de 23 anos, natural de Escada, na Zona da Mata Sul do Estado. No Brasil, foram 60 notas máximas, das quais 25 saíram do Nordeste.
Em conversa com a Folha de Pernambuco, a professora disse que o método consiste em explicar a redação por si só. Essa, inclusive, não foi a primeira nota 1000 na redação do Enem de Lílian. Ela alcançou a nota máxima ao fazer a prova em 2011, antes de cursar Letras na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
“Desde muito cedo, eu comecei a dar aula e eu comecei no cursinho Fernandinho Beltrão, no Recife. Lá eu trabalhei como monitora de redação. Então, assim, no meu primeiro período da faculdade, eu já estava trabalhando com a redação do Enem. E aí eu fui entendendo melhor como é que funcionava, eu fui criando a bagagem, fui vendo as notas dos alunos, o que dava certo nas redações”, diz Lílian.
(Fonte: Folha PE)
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.