Projeto do deputado de Surubim, Rodrigo Farias, visa salvar intercâmbio de 700 estudantes do Programa Ganhe o Mundo

Deputado estadual, Rodrigo Farias (PSB), na Alepe. | Foto: Divulgação
Os deputados estaduais Rodrigo Farias (PSB), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, e Renato Antunes (PL), deram entrada com um Projeto de Lei que busca garantir o intercâmbio dos 700 alunos da rede estadual, que deveriam ter embarcado pelo Programa Ganhe o Mundo em março, mas não viajaram, apesar de terem sido selecionados no edital de 2023. O projeto foi publicado na edição desta sexta-feira (11) do Diário Oficial do Estado.
A proposta cria uma excepcionalidade no âmbito do programa, permitindo que estudantes selecionados no edital de 2023, “cujas viagens tenham sido adiadas por razões administrativas ou logísticas”, possam realizar o intercâmbio apenas em 2026. A medida visa salvar o sonho de centenas de jovens, especialmente os cerca de 243 estudantes que completam 18 anos no segundo semestre de 2025 e, pelas regras atuais, correm o risco de não poderem mais participar do programa. Sem uma alternativa, o atraso comprometeria não só o direito ao intercâmbio, mas também a preparação desses estudantes para o SSA e o Enem.
“O Ganhe o Mundo é um programa que transforma a vida de jovens e suas famílias. Esse projeto de lei traz uma nova esperança para os 700 alunos que aguardam ir para o Canadá e Estados Unidos e, principalmente, para os 243 que, por causa do atraso, já tinham perdido a esperança, pois completam 18 anos no segundo semestre”, afirmou Rodrigo Farias. O deputado ressaltou ainda que a excepcionalidade já foi utilizada durante a pandemia, quando alunos de 2019 só conseguiram viajar em 2022 – inclusive aqueles que já tinham concluído o ensino médio, que participaram da imersão em língua estrangeira.
Os deputados estão tentando que o Projeto de Lei tenha caráter de urgência para poder ser analisado pelas comissões da Alepe na próxima terça (15) e quarta-feira (16), seguindo para votação em plenário ainda na quarta. A proposta, além de corrigir um erro da gestão estadual, que ainda não deu previsão de embarque aos alunos, busca preservar o compromisso do Estado com a educação e o futuro de seus estudantes.
(Fonte: ASCOM de Rodrigo Farias)
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.