Putin registra candidatura para concorrer à reeleição na Rússia em 2018

(fonte: G1)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, registrou formalmente sua candidatura para concorrer à reeleição no dia 18 de março de 2018 nesta quarta-feira, apresentando os documentos necessários para a comissão eleitoral central em pessoa. Pesquisas mostram que Putin, que domina o cenário político russo há 17 anos como presidente ou primeiro-ministro, está a caminho de conquistar mais um mandato de seis anos. Isso o habilitará a governar até 2024, quando completará 72 anos.

O ex-agente da KGB está concorrendo como independente, uma medida vista como uma forma de fortalecer sua imagem de “pai da nação”, ao invés de um representante da política partidária. O partido governista, Rússia Unida, e o Simplesmente Rússia declararam que o apoiarão.

Aliados louvam Putin por restaurar o orgulho nacional e ampliar a influência global de Moscou com intervenções na Síria e na Ucrânia. Mas o líder opositor Alexei Navalny, que foi proibido de concorrer à eleição devido a uma pena de prisão suspensa que afirma ser fabricada, diz que Putin está no poder há tempo demais e que seu apoio é mantido artificialmente por uma mídia estatal tendenciosa e um sistema injusto que exclui oponentes legítimos. Navalny pediu um boicote à eleição, o que cria a perspectiva de protestos e confrontos de larga escala com a polícia.

Notícias Recentes