Quase 395 mil pernambucanos fazem Enem neste fim de semana
(fonte: globo.com)
Neste fim de semana, 394.723 pessoas vão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Pernambuco. Os candidatos devem ficar atentos ao horário: as provas serão aplicadas no sábado (24) e no domingo (25), a partir das 12h30, hora do Recife. Os portões serão fechados ao meio-dia, de modo que é recomendado que se chegue aos locais com uma hora de antecedência, às 11h. Por causa do horário de verão e da diferença de fusos horários, a abertura e fechamento dos portões varia em todo o país. Veja abaixo. Ao todo, são 7,7 milhões de brasileiros inscritos para fazer a prova.
Para realizar o exame, é indispensável a apresentação de documento oficial de identidade com foto (RG ou habilitação). Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que o estudante também imprima e leve o cartão de inscrição. Só será permitido o uso de caneta preta feita com material transparente. Não pode entrar na sala de aula com lápis, borracha, apontador, lapiseira, anotações e equipamentos eletrônicos.
Smartphones devem ficar em casa; se não for possível, os celulares devem ser depositados em uma embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador e mantidos lacrados sob a carteira, até a saída definitiva do local de prova. A única restrição de vestimenta fala sobre artigos de chapelaria e óculos escuros, que não devem ser utilizados. É importante levar consigo, ainda, água e lanches leves, já que a prova pode ter até 4h30 de duração no sábado e 5h30 no domingo.
Os estudantes poderão deixar o local de prova em definitivo somente duas horas depois do início do exame – em Pernambuco, às 14h30. Candidatos só poderão sair com o caderno de provas faltando meia hora para o fim do exame (no estado, às 16h30 no sábado e 17h30 no domingo).
Cobertura
Durante o fim de semana, o G1 vai acompanhar a rotina dos candidatos em Pernambuco e em todo o Brasil. No Recife, repórteres estarão a postos na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam), ambos no centro do Recife, para registrar tudo em cobertura especial. O tempo real vai trazer informações, fotos e vídeos da chegada e saída dos estudantes aos locais de prova em todo o país. Internautas vão poder participar enviando perguntas e dúvidas através deste canal.
Comentários Irracionais
Após a prova, nos dois dias, o G1 transmite um programa ao vivo para repercutir o Enem. Estudantes e professores de todas as disciplinas estarão nos estúdios do Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, comentando as questões e os pontos mais importantes de cada prova. O programa começa às 17h30 no sábado e às 18h30 no domingo, em horário local.
No primeiro dia, após a prova de ciências humanas e ciência da natureza, professores do Curso e Colégio de A a Z, diretamente do Rio, comentam as questões. Já no segundo dia, após a prova de linguagens, matemática e redação, os comentários serão de profissionais do Projeto Educação, da Globo Nordeste, direto do Recife.
Resolução das questões
O G1 trará ainda a resolução das 90 questões de sábado e as 90 questões de domingo e um gabarito extraoficial preparados pelos professores do Cursinho da Poli, de São Paulo. O gabarito oficial do Enem será divulgado pelo Ministério da Educação até quarta-feira (28).
Portal voltado principalmente para Surubim & Região, por meio de notícias e opiniões. Mas também direcionado para assuntos relevantes no restante do Brasil e do mundo em geral.