“Quem tem atrapalhado o governo Raquel Lyra é o próprio governo Raquel Lyra”, afirma o deputado estadual, Rodrigo Farias

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Rodrigo Farias (PSB), respondeu nesta quarta-feira (24) às declarações da líder do governo, deputada Socorro Pimentel (UB), sobre supostos entraves da oposição às pautas do Executivo. Para o parlamentar, o que tem dificultado o avanço da gestão de Raquel Lyra é a própria desorganização e ineficiência do governo estadual.

“O que atrapalha o governo não é a oposição. O que atrapalha é indicar um nome para Fernando de Noronha e depois desistir. Passar 83 dias para indicar outro nome e depois começar a agir como se já tivesse sido aprovado pela Assembleia, desrespeitando a lei e o Parlamento”, criticou Farias. O deputado se referiu ao processo de indicação do administrador-geral do arquipélago, marcado por idas e vindas do Palácio do Campo das Princesas.

Farias também mencionou outras falhas da atual gestão, como o atraso no envio de informações sobre os empréstimos anteriores solicitados pelo Estado. “A líder do governo deveria estar cobrando da sua própria base por que o governo não envia os dados pedidos pela Assembleia. A oposição está fazendo seu papel: vota os projetos, dá quórum e, inclusive, ajuda a resolver problemas criados pela própria inoperância do governo.”

O vice-presidente também foi direto ao apontar a falta de respeito institucional por parte da governadora. “Quem atrapalha o governo é a própria Raquel Lyra, quando descumpre a Lei Orçamentária Anual e deixa de pagar as emendas parlamentares, prejudicando prefeitos, vereadores e, principalmente, a população. A governadora precisa entender que democracia se faz com diálogo e compromisso, não com imposições.”

Um dos exemplos citados por Rodrigo Farias foi a criação da lei que salvou a viagem de mais de 700 alunos do programa Ganhe o Mundo, que corria risco por falta de licitação. “Fizemos, junto com o deputado Renato Antunes (PL), um projeto de lei para evitar que os estudantes fossem prejudicados. O governo falhou, e a Assembleia, inclusive a oposição, ajudou. É preciso parar de reclamar e começar a governar”, completou.

Rodrigo Farias finalizou ressaltando que o papel da oposição é fiscalizar e propor soluções. “O governo Raquel Lyra já está aí há mais de dois anos, e até agora o que se vê é um discurso de transferência de responsabilidade. A oposição está aqui para cobrar, mas também para colaborar. O que não dá é para aceitar que se responsabilize o Parlamento pela paralisia do Executivo.”

(Fonte: ASCOM de Rodrigo Farias)

Notícias Recentes