Sobre as medidas restritivas para serviços não essenciais em Surubim (e outros municípios)
Com base na ocupação de leitos por Covid-19 acima de 90% nas Gerências Regionais de Saúde de Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, o Governo do Estado estipulou medidas restritivas esta semana, encurtando horários de funcionamento para serviços não essenciais entre os dias 26 de fevereiro e 10 de março, em 63 municípios do Agreste e Sertão.
O intuito é inibir parcialmente aglomerações, influenciando na redução de transmissão do novo coronavírus, para que não aconteça em Pernambuco o que infelizmente foi visto em Manaus semanas atrás, por exemplo.
Segundo o último boletim dos veículos de imprensa, o Brasil registrou neste sábado (27), média móvel (leia-se últimos 7 dias) de 1.180 mortes por Covid-19. A maior desde o início da pandemia, totalizando oficialmente: 254.263 óbitos e 10.508.634 infectados.
Não é fácil para os afetados – administradores de bares, restaurantes e lanchonetes, etc. –, pois tal medida influencia no faturamento. Particularmente em Surubim, estabelecimentos tradicionais como Boi Na Brasa, Piaba, Carrapeta, Bar de Faé, Conveniência do Select, Beer Point, entre tantos outros, deixarão de lucrar à altura do esperado.
Todavia, é preciso compreensão, resiliência, senso coletivo e mútua empatia. Atendendo ao recomendado pela Vigilância Sanitária, com auxílio da Prefeitura Municipal, PM e Corpo de Bombeiros. Principalmente porque o processo de vacinação ainda encontra-se num ritmo deveras lento.
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.