Surubim: em menos de 24h, choveu quase 80% a mais do que o esperado para o mês inteiro
A população de Surubim viu nesta sexta-feira (19), um temporal de intensidade jamais registrada na sua história. Segundo o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico do município, José Mariano Filho, a precipitação foi de 174,6 mm. A informação foi repassada ao gestor pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o maior acumulado de chuva em um dia na cidade, até então, foi 146,6 mm, em 14 de junho de 1966, portanto, há 54 anos.
A média de chuva para junho, período mais chuvoso do ano em Surubim, é de 98,5 mm, relata a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima). Dessa forma, choveu em poucas horas 77% a mais do que o esperado para o mês inteiro. Ainda segundo a Apac, as chuvas de junho já vinham superando as expectativas com um percentual acumulado de 118% em relação à média.
O temporal teve início por volta do meio-dia, mas a partir das 14h30, a intensidade aumentou e permaneceu forte até por volta das 17h30, com breves intervalos de estiagem. À noite voltou a chover mas, em menor quantidade.
(fonte: Correio do Agreste)
Fundador e editor-chefe do Jornal Correio do Agreste, além de comentarista político, escritor, pecuarista e entusiasta cultural.