Surubim: há três dias número de recuperados da Covid-19 supera o de pessoas em tratamento
Desde a sexta-feira, 5 de junho, os boletins sobre a Covid-19 divulgados pela Prefeitura de Surubim vem apresentando número de recuperados da doença, superior ao de pessoas que estão em tratamento. É uma boa notícia, mas não significa ainda que a epidemia está arrefecendo no município. Como as estatísticas são muito dinâmicas, esse resultado pode ser uma tendência de diminuição de casos, mas por outro lado deve-se considerar que seja uma queda apenas momentânea.
Não é momento de comemorar, sobretudo quando se observa que o índice de isolamento social vem “desabando” nos últimos dias e tende a cair mais com a retomada, mesmo gradativa, das atividades do comércio. Neste sábado (6), esse índice chegou a 35,8% quando o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é 70%. Os dados foram divulgados no Painel do Índice de Isolamento Social elaborado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em parceria com a empresa “In Loco”. O monitoramento é realizado com base na geolocalização de aparelhos celulares e tablets, sem acesso a dados pessoais.
Na sexta-feira (5), a quantidade de pessoas em tratamento em Surubim era 65 e de recuperados 70, no sábado (6), 66 pessoas estavam em isolamento e o número de recuperados subiu para 77, já no domingo (7), os pacientes em quarentena eram 67 e os recuperados 83. Em termos percentuais, os curados representam 52,2% de acordo com o último informativo da Secretaria Municipal de Saúde e os casos em recuperação chegam a 42,1%, de um total de 159 confirmações da doença até agora. O número de pessoas em tratamento é a soma daquelas que estão em isolamento e o de profissionais de saúde infectados.
Desde o início da pandemia, nove moradores da cidade morreram por Covid-19. O óbito mais recente apareceu no boletim do sábado (6). Na sexta-feira (5), eram oito falecimentos em decorrência do novo coronavírus.
(fonte: Correio do Agreste)
Fundador e editor-chefe do Jornal Correio do Agreste, além de comentarista político, escritor, pecuarista e entusiasta cultural.