Surubim registra chuvas abaixo da média nos primeiros meses do ano
As chuvas em Surubim neste começo de ano, tem ficado abaixo da média histórica, segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Em janeiro, a média é de 33.1 mm, no entanto, choveu apenas 7,4 mm ou 22% do volume esperado. Fevereiro ainda não terminou, mas também caminha para ficar com precipitações abaixo da média, embora com um número melhor do que o de janeiro. Até agora, faltando quatro dias para terminar o mês, choveu 25,5 mm o que representa 67% dos 38,2 mm aguardados para este período.
A barragem de Jucazinho, está com 7,15% da capacidade, mas ainda assim, a Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) garante o abastecimento da população por pelo menos 12 meses, considerando que o reservatório tem uma queda anual de volume em torno de 5% e pode ter água retirada até 0,2%, que é o limite máximo do chamado “volume morto”.
Ainda de acordo com a Apac, a previsão para o trimestre fevereiro-março-abril/2024 indica acumulado de chuva variando de normal a abaixo da normal climatológica aqui no Agreste.
(Fonte: Correio do Agreste)
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.