Taxa de desemprego cai para 5,2% em novembro e renova recorde da série histórica

Número de vagas com carteira de trabalho bate novo recorde. — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O desemprego no Brasil, que em outubro deste ano já havia chegado ao seu menor nível da série histórica, iniciada em 2012, renovou o recorde no trimestre encerrado em novembro, com a taxa de 5,2%. O número veio abaixo do esperado por analistas de mercado, que projetavam estabilidade em 5,4%.
Economistas explicam que é natural que os efeitos dos juros altos e de uma economia em desaceleração cheguem por último no mercado de trabalho. Mesmo assim, o resultado de novembro continua sendo surpreendente, ainda mais por trazer, além da taxa de desocupação recorde, um aumento da ocupação e da força de trabalho.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e foram divulgados pelo IBGE nesta terça-feira. Também hoje, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que só traz informações sobre trabalho com carteira assinada, com base no que as empresas informam ao ministério.
Segundo o Caged, o Brasil criou 85.864 empregos formais em novembro, volume 19,1% inferior ao registrado no mesmo mês do ano passado, quando foram gerados 106.133 postos.
(Fonte: O Globo)
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.













