Violência: feriadão de São João teve aumento de 12,8% nas mortes em Pernambuco

Balanço preliminar da SDS aponta 44 pessoas foram assassinadas entre 21 e 24 de junho. Mês fechou com queda de 0,8% em relação ao ano anterior.
O feriadão de São João (período de 21 a 24 de junho) registrou aumento das mortes violentas intencionais em Pernambuco. Balanço preliminar da Secretaria de Defesa Social (SDS) indica que 44 pessoas foram assassinadas. O crescimento foi de 12,8% em relação ao mesmo período de 2024, quando 29 ocorrências foram somadas.
Segundo comunicado do governo estadual, nenhuma morte ocorreu em polo oficial durante o feriado de São João.
No acumulado do mês de junho, o Estado fechou com 252 mortes – mas esse número é preliminar e pode aumentar até o dia 15 de julho. A queda foi de apenas 0,8% em comparação com o ano passado, quando foram contabilizadas 254 vidas perdidas.
Apesar disso, a gestão estadual divulgou texto comemorando a redução das mortes no acumulado do primeiro semestre deste ano. Ao todo, 1.619 pessoas foram assassinadas. A queda foi de 11,8% em comparação com o ano passado, quando a polícia contabilizou 1.837.
A meta do Juntos pela Segurança é de redução de 30% no número de mortes no final de 2026, tendo como base os números alcançados em 2022 – ano anterior à gestão da governadora Raquel Lyra.
Nas mortes violentas intencionais estão incluídos os homicídios, latrocínios, feminicídios, lesão corporal seguida de morte e os óbitos em decorrência de intervenção das forças de segurança.
Em relação aos crimes violentos contra o patrimônio (roubos), o governo estadual afirmou que o primeiro semestre de 2025 foi finalizado com redução de 6,3%. No total, 16.102 boletins de ocorrência foram somados pela polícia. Como se tratam de dados preliminares, a tendência é de que esse número aumente até o dia 15.
“O governo de Pernambuco tem priorizado a segurança pública desde o primeiro momento. As reduções consecutivas na violência no Estado demonstram a capacidade de trabalho das nossas polícias. Através do Juntos pela Segurança, estamos fazendo investimentos para equipar nossas polícias e, muito em breve, teremos mais de 7 mil novos profissionais da segurança pública nas ruas”, declarou, em nota oficial, a governadora Raquel Lyra.
(Fonte: JC)
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.