Barragem de Jucazinho, em Surubim, entra em situação crítica com 2,5% da capacidade

Barragem de Jucazinho em julho de 2025. | Foto: Lulu/Surubim News
A barragem de Jucazinho, localizada em Surubim, no Agreste de Pernambuco, está operando em situação crítica. Segundo os dados do sistema de monitoramento da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), atualmente, o reservatório conta com apenas 2,5% de sua capacidade total de quase 205 milhões de metros cúbicos.
Em janeiro deste ano, a barragem já havia declarado o pré-colapso, registrando menos de 6% da sua capacidade. Desde então, o sistema apenas reduziu o percentual, e o período chuvoso de 2025 terminou sem a recuperação do nível da barragem.
Ainda segundo a Compesa, não há a possibilidade de aumento do volume de Jucazinho nas próximas semanas, sendo necessário aguardar o próximo Inverno. Volumes acima de 20% já poderiam garantir um nível confortável, no entanto, Jucazinho não atinge esse patamar há cerca de 15 anos.
Por enquanto, o Governo de Pernambuco tem buscado reforçar o abastecimento da região com o Sistema Adutor do Agreste, que atualmente beneficia cidades como Caruaru.
(Fonte: CBN Recife)
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.