Exército Brasileiros realiza o Exercício Guararapes 2026 em Surubim a partir de 16 de novembro

Foto: 7ª Divisão de Exército (Divisão Compromisso Imortal)
A 7ª Divisão de Exército (7ª DE), Divisão Compromisso Imortal, realizará, de 16 de novembro a 2 de dezembro de 2026, o Exercício de Campanha GUARARAPES 2026, considerado o maior de campanha do Comando Militar do Nordeste (CMNE). A atividade ocorrerá em áreas dos municípios pernambucanos de Surubim, Cumaru, Salgadinho e Passira e integra o Programa de Adestramento Avançado do Exército Brasileiro.
Contando com um efetivo médio de 2500 militares e empregando cerca de 400 viaturas, o Exercício de Campanha GUARARAPES tem como objetivo aperfeiçoar o preparo operacional das tropas, avaliar o planejamento dos Estados-Maiores das Grandes Unidades e Unidades e ampliar a capacidade de planejamento e condução de operações terrestres. A atividade corresponde à segunda fase do Programa de Adestramento Avançado de 2026, dando continuidade ao Exercício COMPROMISSO IMORTAL, realizado no primeiro semestre na modalidade de simulação construtiva, conhecida como Jogo de Guerra.
Durante o Exercício de Campanha GUARARAPES 2026, os militares participarão de atividades de treinamento no terreno, em condições que buscam reproduzir situações próprias do ambiente operacional. O exercício contempla operações defensivas e de estabilização, além da integração das funções de combate, como movimento e manobra, comando e controle, logística, inteligência, fogos e proteção.
A atividade também busca ampliar a capacidade de realização de operações no multidomínio, exercitar a liderança dos quadros e aprimorar a coordenação entre diferentes organizações militares. O treinamento contribui para a manutenção da prontidão operacional da Força Terrestre e para o aperfeiçoamento de sua capacidade de cumprir as missões constitucionais.
Fonte: 7ª Divisão de Exército (Divisão Compromisso Imortal)
A comunicação me fascina. Gosto de relatar, informar e opinar. Portanto, pus no ar um site pra expor minha terra de uma maneira dinâmica, sob o meu prisma e o de outros autores.













